segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ciclo da Água e Preservação!


UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO  

                                          Professor: Raimundo José Macário 
Informática na Educação
Projeto em Informática Educativa 



 Olá, Somos alunas de Pedagogia da UFRRJ. 
 Construimos este blog para apresentar nossa aula interativa com nossos alunos. 
 O Ciclo da Água, Sustentabilidade da água como recurso natural e seu Consumo consciente.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


Janete Soares de Almeida.


Renata de Almeida Guerra. 




Valquíria da Silva Gomes.    




@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


Conscientizando os alunos sobre a importância da água para a vida.




A água é um líquido abundante na natureza, a maioria dos seres vivos necessitam dela para a sua sobrevivência e atualmente está escassa em alguns países. 
Esta atividade possibilitará o aluno conhecer o ciclo da água e entender como a água se recicla no nosso planeta. 
Ao compreender como se processa o ciclo da água, o aluno passará a identificar as fases desse ciclo. 
Esta compreensão é importante, visto que o referido ciclo contribui para a formação de rios, lagos, fontes de água potável e permite a manutenção da vida na terra. 
O ciclo da água também é responsável pela renovação da água no planeta.
Tendo em vista a dificuldade de fazer com que os alunos compreendam este processo, esta atividade contém animações que exemplificarão, de forma lúdica e interativa, todo o processo do ciclo da água com os devidos conceitos. 
Este plano de aula inicia uma série de cinco propostas para trabalhar com a questão hídrica no Ensino Fundamental. Serão abordados aqui, sob o ângulo da sustentabilidade e do consumo consciente, a origem, composição e distribuição da água e seus caminhos pela natureza, essenciais para compreender sua importância: sem ela, não seria possível a vida na Terra. 
De onde vem a água?
Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo?
Como a utilizamos? 
Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? 
Essas questões podem ser o ponto de partida para planos de estudo, projetos ou sequências didáticas sobre a questão da água.

Objetivos Gerais e Específicos:

O aluno deverá ser capaz de: 
Reconhecer os processos e etapas que fazem parte da constituição do ciclo da água na natureza; 
Identificar a presença da água no dia-a-dia; Reconhecer a importância da água como recurso natural indispensável à vida no planeta (consciência ambiental). Perceber o quanto é importante o consumo consciente de modo sustentável nas tarefas do cotidiano. Reconhecer a importância de não poluir os rios e lagos, dado que isso prejudica a formação dos mananciais das águas. Identificar as fases do ciclo da água considerando suas características e manifestações na natureza.

Enfoque Pedagógico: Teoria do Construtivismo:

Inspirado nas ideias do suíço Jean Piaget (1896-1980), o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. 
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. 
A partir de sua ação, se estabelece as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo. 
Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras, surgem da própria interação da criança com o meio em que vive. 
Em tese, durante a aula, espera-se que os alunos percebam o quanto é importante o objeto de aprendizagem “Ciclo da Água”, pois este oportuniza para o aluno, a interação de maneira dinâmica, contribuindo no entendimento dos processos que ocorrem com a água do planeta.

Etapas e suas Estratégias de realização:

Pré-requisito:

É recomendável que antes de ter contato com o Objeto de Aprendizagem proposto, o aluno já tenha orientações sobre os estados físicos da água.

Primeira etapa do planejamento:

A aula terá seu primeiro momento com as boas vindas aos alunos presentes. 
Logo após, a professora irá explicar que eles irão assistir a um vídeo sobre o Ciclo dá água e a importância da água em suas vidas. Pedirá que todos prestem bastante atenção, pois ao término do mesmo, eles irão responder a algumas perguntas de entendimento sobre o Ciclo da Água.

Segunda etapa:

A professora irá utilizar o Data Show para apresentação do vídeo que tem como título: “O Ciclo da Água com a Turminha da Clarinha”. 
Logo após, como o vídeo mostra aspectos do ciclo da água na natureza, será pedido aos alunos que comentem os pontos que acharam mais importantes e que geralmente acontece em seus lares. 
A professora fará perguntas e com isso espera-se que os alunos sejam estimulados a relatarem o que poderão fazer para colaborar com o ciclo da água.

1. De onde vem a água?
2. Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo?
3. Como a utilizamos?
4. Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro.

Terceira etapa:

Consiste em algumas atividades relacionadas com o tema:
Pinturas em desenhos;
Desenhos livres;
Cruzadinha;
Labirinto.
Nessa etapa, os alunos poderão escolher qual a atividade que mais gosta e terá que escolher uma para ser executada.

Quarta Etapa:

Merenda e Recreio: 30 minutos

Quinta e última etapa:

A professora irá finalizar seu dia confeccionando um lindo mural a ser posto depois de pronto na sala de aula, com a ajuda dos alunos, com materiais previamente separados por ela, assim os alunos poderão visualizar sempre esse processo tão importante que é o “Ciclo da Água em suas vidas”.

Definições de papéis:

Docente: 

Habilitada a instruir seus alunos, dando-lhes todas as explicações e informações sobre “O Ciclo da Água”. 
Comandará todos os passos desde a apresentação do vídeo, preparação para a visualização do mesmo no data show e controle das atividades.

Discentes: 

Cabe aos alunos que todos contribuam para o bom andamento da aula, participando, escutando atentamente as instruções dadas pela professora e demonstrando interesse em realizar todas as atividades exigidas em aula.

Avaliação:

O professor deverá avaliar o aluno em todas as fases das atividades, refletindo e analisando o processo da construção do conhecimento, referente aos objetivos propostos para a temática das atividades individuais e coletivas.
A participação verbal e manual dos alunos, assim como sua coordenação motora deverá ser avaliada pelo professor. 
Poderá ser avaliado o grau de concentração dos alunos ao assistirem o vídeo e se suas respostas foram coerentes com o tema da aula. 
A avaliação também deve estar relacionada com o envolvimento dos alunos quanto às perguntas feitas durante a aula e ao entrosamento de socialização dos mesmos, na confecção do mural.

Cronograma:

A aula foi baseada em 1(um dia) de aula, com duração normal de quatro horas e meia. Dividida em:

Primeira etapa: 30 min.



A aula terá seu primeiro momento com as boas vindas aos alunos presentes. 
Logo após, a professora irá explicar que eles irão assistir a um vídeo sobre o Ciclo dá água e a importância da água em suas vidas. Pedirá que todos prestem bastante atenção, pois ao término do mesmo, eles irão responder a algumas perguntas de entendimento sobre o Ciclo da Água.

Segunda etapa: 30 minutos

A professora irá utilizar o Data Show para apresentação do vídeo que tem como título: “O Ciclo da Água com a Turminha da Clarinha”. 
Logo após, como o vídeo mostra aspectos do ciclo da água na natureza, será pedido aos alunos que comentem os pontos que acharam mais importantes e que geralmente acontece em seus lares. 
A professora fará perguntas e com isso espera-se que os alunos sejam estimulados a relatarem o que poderão fazer para colaborar com o ciclo da água.

1. De onde vem a água?
2. Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo?
3. Como a utilizamos?
4. Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro.
  Terceira Etapa: 1h e 30min.

Consiste em algumas atividades relacionadas com o tema:
Pinturas em desenhos;
Desenhos livres;
Cruzadinha;
Labirinto.
Nessa etapa, os alunos poderão escolher qual a atividade que mais gosta e terá que escolher uma para ser executada.

Quarta etapa: 30 min.

Merenda e Recreio
 
Quinta etapa: 1h e 30min.


A professora irá finalizar seu dia confeccionando um lindo mural a ser posto depois de pronto na sala de aula, com a ajuda dos alunos, com materiais previamente separados por ela, assim os alunos poderão visualizar sempre esse processo tão importante que é o “Ciclo da Água em suas vidas”.



Referências Bibliográficas:

Livro literatura Infantil
Barcellos, Alexandra. O Ciclo da Água. 1º edição . 2011.

Ciclo da Água Clarinha
http://www.codau.com.br/downloads.php

Sabesp Sistema de Tratamento da Água
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=47


Um comentário:

  1. Como ficou lindo e proveitoso nosso Blog...parabéns para nós meninas, super poderosas Val,Renata e Jane. bjos

    ResponderExcluir